Bauhaus e o Webdesign



Dando continuidade a série de posts iniciada pelo Minimalismo no Webdesign. Hoje escrevo sobre o estilo artístico que mais admiro e considero um dos mais adequados na hora de tratar de construção de sites.

predio

Bauhaus Dessau

A Bauhaus

A primeira guerra mundial modificou o mundo, novas tecnologias foram criadas, a mentalidade do ser humano mudou e muito do luxo foi perdido, eram momentos de crises financeiras e de reestruturação.
Neste período Walter Gropius funda a Bauhaus em 1919. Uma escola, que provinha do movimento Arts and Crafts, que apoiava a revolução industrial e a produção em massa se adequando aos novos dias sem perder o espírito criativo. Esta escola trazia à pintura, a escultura, a arquitetura e qualquer movimento artístico para suas repartições.

A Bauhaus não era uma instituição com um programa claro – Ela era uma idéia.

Esta escola se tornou forte e agregava qualquer pessoa que se identifica-se. Trazia grandes mestres de qualquer nacionalidade e estilo para ensinar. Possuindo uma diferente gama de conhecimentos e produção artística.

Tal liberdade assustava o governo nazista, por agregar muitos professores russos e pregar uma idéia de universalismo apoiando qualquer classe social, mas também não era bem vinda no governo socialista por apoiar a revolução industrial e a produção em massa. Tantas controvérsias resultaram na perseguição à escola, que precisou mudar três vezes de sede até ser fechada.

bauhaus master instructors 1926

Mestres instrutores da Bauhaus

Mesmo durando apenas 14 anos deixou um legado sem precedentes, fundou os conceitos do design moderno e um estilo único de se adaptar aos tempos.
Seu fechamento fez com que seus alunos e professores se espalhassem por todo o mundo, as portas foram fechadas, mas suas ideias continuaram vivas na cabeça daqueles que a frequentaram.

Características

A Bauhaus passou por duas fases. A primeira mais expressionista e a segunda mais funcionalista, obtendo uma diversificação de obras muito grande. Abaixo você confere as principais características, comparadas com o site da Globo.com, um ótimo exemplo do legado da bauhaus aplicado.

Geometrização

geometrizaco

O site é resolvido em formas geométricas

O uso de formas geométricas nos cartazes até os moveis eram corriqueiros por valorizar a simplicidade e a funcionalidade.

Cores

cores

As cores separando diferentes seções do site e estudos de Paul Klee

O uso de cores vibrantes e vivas fascinava os professores como Paul Klee e Wassily Kandinsky. Apaixonados pelas diferentes sensações que produziam ao ser humano. Realizaram diversos estudos alterando cores e formas.

Minimalismo

minimalismo

Menu do site e a cadeira de Marcel Breuer, apenas o necessário

A idéia era retirar tudo que fosse desnecessário na peça. Facilitando o desenvolvimento e o custo da produção em massa.

Funcionalidade

funcionalista

Versão móvel do globo.com e o xadrês da bauhaus, onde a funçao segue a forma

A regra numero um nos projetos eram torná-los funcionais. Nunca sacrificá-la para obter uma forma mais agradável. O objetivo era ser funcional e barato.

Tecnologia

tecnologia

O uso de tecnologias novas na produçao do site e a arquitetura da sede da Bauhaus

Tipografia

tipografia

Estruturação dos cabeçários e cartaz da bauhaus

Ha muitos estudos tipográficos produzidos na escola esses mostram a importância quer era dada as letras na construção de um cartaz. Já que são um dos elementos mais importantes por carregarem as informações essenciais.

Arquitetura

arquitetura

Hirearquia do menu e estrutra da escola

Walter Gropius era um arquiteto e a bauhaus tinha esse enfoque também. A escola foi projetada de maneira que cada espaço corresponde-se a uma área de criação. Os níveis de luz e ventilação foram estudados para proporcionar o melhor ambiente.
Esse cuidado pode ser comparado com o que chamamos na web de arquitetura de informação, onde estudamos as informações e a estruturamos de forma que se obtenha o melhor resultado.

Mais Sites

A bauhaus deixou um legado importante para o webdesign, ele é bem visível em grandes portais que permitem o acesso do usuário nos mais diferentes dispositivos, na usabilidade e acessibilidade como norte de produção, em sites com grande tráfego que retiram o excesso de imagens e linhas de código economizando banda, no uso de novas tecnologias para melhorar a produção e na criatividade dentro dos parâmetros de economizar e funcionar.

Nestas características selecionei mais alguns sites que você confere abaixo:

A List of Apart

alist

Traz todas as regras da usabilidade e acessibilidade dentro da sua estrutura, com um layout bonito e funcional.

Google

google

Com um design simples ele serve para que qualquer conexão a partir de 128kb acesse o site sem lag. Um belo exemplo do foco no usuário usando uma organização eficaz. Há duvida em considerar o Google um site do estilo funcionalista, porém o que pesou na para estar nesta lista foi por ser um grande centro de informação como a bauhaus.

37signal

37signal

Empresa de métricas e aprimoramento de sites 37signal é um ótimo exemplo de um site focado no seu publico. Há informações dos serviços de forma resumida na home do site. O site tem estrutura para adequar a navegação de pessoas cegas e daltônicas.

CSS Zen Garden

csszen

Um site para mostrar o poder do CSS, contem vários designs diferentes mantendo o mesmo conteúdo. A criatividade dentro dos padrões.

Sitepoint

sitepoint

Um portal de conteúdo sobre web design tem como destaque a estruturação das noticias. Elas foram colocadas de acordo com o rastreio do olho do webdesigner.

Usabilidoido

usabilidoido

Um site focado no conteúdo sobre usabilidade não poderia deixar de ser um bom site neste aspecto.

Referências

Abaixo você encontra meus links de pesquisa. Quero destacar o power point sobre a bauhaus e a globo.com produzido por mim e pelo Andrew como trabalho de faculdade.

Bauhaus (Wikipedia) – Sempre um bom link para se ter uma base do assunto.
Bauhaus e Globo.com – Trabalho apresentado na disciplina de história da arte orientado pela professora Ana Paula França.
Bauhaus (Livro) – Um livro excelente sobre a escola.
Bauhaus ninety years of inspiration – O blog Smashing Magazine fez um grande trabalho recolhendo ótimas imagens.
Os 90 anos da Bauhaus – Documentário produzido pela rede globo em comemoração aos 90 anos da escola.
Arquitetura na Alemanha: Da Bauhaus à Alemanha pós-guerra – Um bom link para entender a história e a ordem dos acontecimentos.


Gostou deste post?