Design e Desenho



Designers precisam saber desenhar?

Uma pergunta que está sempre presente nas rodas de discussões e que gera muitas controvérsias. Seria fácil poder responder com um simples sim, ou não, mas temos alguns nós para desfazer antes de chegarmos a uma conclusão.

Vou dividir a história do design em duas épocas: a pré-computador e a pós. Antes dele qualquer peça era feita através de um processo que denominamos “hand made”, ou seja, feito a mão com instrumentos. Hoje usamos na maior parte do tempo o computador. Ele nos possibilita um universo de opções deixando de lado o papel e o lápis. Temos brushes, fontes, vetores, clip-arts, fotos, softwares, filtros, ou seja, recursos diversos que ajudam os designers que não possuem uma boa habilidade com desenhos, mas grande senso de comunicação, criarem suas peças criativas.

Então não precisa saber desenhar para ser designer?

Bom, você não precisa ser um Caravaggio ou um Leonardo da Vinci, mas é preciso ter boas noções.

up

Ahh então precisa?

Também não. Noções de desenho são técnicas exatas. Exemplificando um pouco, trabalhamos com comunicação e a representação gráfica é um dos principais recursos. Para isso é preciso:

  1. Olhos para detalhes. Costuma-se treinar isso prestando atenção a figuras e desenhando
  2. Senso de Perspectiva, uma aliada poderosa nas construções de layouts
  3. Senso de Luz e sombra, habilidade fundamental na hora de manipular fotos, e brincar com elementos.

Esses recursos são muito desenvolvidos com o lápis e o papel na mão. Ter habilidade em desenho, irá tornar você um designer melhor e diferenciado da maioria.

  1. Você terá maior facilidade de comunicação com outras pessoas, na hora de exibir rapidamente suas ideias para um cliente, para um serviço tercerizado como o editor de vídeo.
  2. Irá lhe fazer poupar dinheiro, já que não precisará contratar um ilustrador para cada projeto que trabalhe com algo estilizado, podendo você mesmo fazer coisas simples.
  3. Trará no seu trabalho um toque pessoal que pode ser transformado em diferencial no mercado
  4. Ajudará a passar facilmente pelas matérias da faculdade que envolvem esse requisito =D
Beleza, então, pelo jeito vou ser um mau profissional, pois não tenho talento nenhum para desenho?

Claro que não, as noções de desenho são adquiridas com aulas e prática, gaste um período da sua vida para se dedicar a essa técnica, como você gastaria para aprender um software. Isto lhe trará mais benefícios que os melhores truques da ultima versão do photoshop.

Há também áreas que não exigem tanto essas habilidades, por exemplo, os diagramadores, usa se muito mais senso de espaço e posicionamento que a representação. Os web designers usam mais formas geométricas e cores.

Acredito que devemos tentar sempre melhorar na nossa profissão, e nunca parar de estudar. Porque não estudar noções de desenho? Nunca é tarde. Admito que não sou um desenhista, mas estou correndo atrás e praticando bastante.

Nem sempre sua ideia será feita na junção dos recursos da internet.


Gostou deste post?