Design Sustentável



Aquecimento global é o assunto da moda, somos bombardeados por uma enxurrada de informações, cada uma diferente da outra. Os mais pessimistas como o cientista James Lovelock acreditam que os efeitos são irreversíveis e usa a metáfora dos quatro cavalos do apocalipse como o futuro dos próximos anos. Os positivistas acreditam que uma intervenção brusca nos próximos anos pode salvar o planeta.

Neste cenário caótico nos vemos obrigados a fazermos nossa parte, recuperando o planeta do nosso consumo desenfreado. Um dos profissionais que pode ajudar de forma significativa nesta campanha são os designers, unindo sustentabilidade com o seu espaço de comunicação e desenvolvimento de produtos. Exemplos não faltam, “Change in Numbers”, projeto do designer alemão Andreas Nicolas Fischer, tenta alertar a população para os efeitos que o aquecimento global faz no planeta. A ideia é acoplar aos termômetros da cidade um monitor adicional que calcula e mostra a diferença entre a temperatura atual e a temperatura de 50 anos atrás.

Change In Numbers

Change In Numbers projeto de Andreas Nicolas Fischer

Outro tipo de intervenção dessa classe de trabalhadores está no uso do conceito dos 3Rs (Reduzir, Reutilizar e Reciclar) no desenvolvimento de produtos. Muitas empresas já o utilizam, podendo citar a empresa de cosméticos Natura.
Utilizando a arte, a reciclagem, a durabilidade, o re-uso, ou a escolha do papel mais ecológico temos boas iniciativas vindo de uma das profissões que preencherá o mercado de trabalho futuro.

Ecobags

Já é de prache ligar design sustentável a ecoBags, mais uma interessante proposta é esta sacola para notebooks feita a partir de sacos de cimentos não utilizados:

sdfa

Aqui no Brasil temos uma empresa pioneira na criação de Ecobags personalizadas para empresas.

Guitarra Sustentável

Desenvolvida por dois brasileiros a guitarra sustentável têm as cordas feitas de garrafas PET, a madeira certificada e um verniz que não agride a natureza. A proposta da echo music é criar uma linha completa de instrumentos ecologicamente corretos.

echo-music

Clique na imagem para ve-la em tamanho real

Papelão Ondulado

Pesquisa realizada pela Núcleo de Design & Sustentabilidade da UFPR. Traz uma abordagem completa de como utilizar o papelão na produção de produtos e peças gráficas focando na sustentabilidade do material.


picture-2

Eko Coke Bottle Design

Utilizando a mesma ideia que o Johnnie Walker utilizou quando precisou transportar seus produto para fora da Escócia, a garrafa de coca sustentável agora é quadrada, ocupando menos espaço no transporte e ficando 66% menor quando amassada.

newcoke

Clique na imagem e veja a proposta completa

Tipografia

Uma inciativa muito interessante, foi a criação da ecofont, seus espaços vazios no corpo da fonte permite uma redução de 25% de tinta na impressão, sem prejudicar a sua legibilidade.

ecofont

Pôsters

Criar peças gráficas e disponibilizar na internet ou imprimir e distribuir na comunidade é uma forma de tentar conscientizar os que estão a nossa volta.

posters

Vídeos

Como os pôsters, podemos trabalhar com vídeos para informar o público. “A história da garrafa de água” criado pelo mesmo time de “A história das coisas” é um ótimo informativo do problema das grandes indústrias para o meio ambiente.


bottle

Projeto Source

Se você assistiu o vídeo acima vai achar este projeto incrível. Trata-se de um sistema de distribuição de água onde você irá plugar seu recipiente e recarrega-lo. Não gerando lixo e não desperdiçando água.


source

Campanhas

Um viral criado pela F/Nazca para a fundação SOS Mata Atlântica fez muito sucesso mostrando que é possível economizar até 4.380 litros de água por ano, apenas incentivando as pessoas a fazerem xixi no banho.

xixi

Black Google

Outra iniciativa curiosa é modificar o background do google para preto. Fundamentado na ideia de poupar energia, já que o monitor para exibir uma tela branca gasta 74 watts, enquanto para uma preta o consumo é de apenas 59 watts.

blackgoogle

Conhece outros projetos legais de design sustentável? Tem alguma informação para compartilhar? Comente, participe e agregue valor a este post =D!


Gostou deste post?