Minimalismo no Webdesign



Nas minhas aulas de história da arte, existia um trabalho que consistia em comparar um item de design, dos anos 90 em diante, com uma escola artística estudada no mês, este me inspirou a começar uma série de posts comparando esses movimentos artísticos com web sites. Agradeço minha professora Ana Paula França pela excelente idéia dos trabalhos, que por sinal foram muito divertidos.

min0

Obra de Dan Flavin

O Minimalismo

O movimento artístico denominado minimalismo atuou em várias áreas (literatura, música, artes gráficas, arquitetura e design) em toda década de 60 e início da de 70. Nasceu como forma a contrapor o expressionismo abstrato. Desse modo trazia a idéia de mudar a concepção do espaço do observador, usando muitas formas geométricas, luzes, percepções volumétricas e tecnologia.
Com a idéia de ser uma arte universal, já que explorava mais o lado sensorial do individuo do que o intelectual.

min1

Obra de Robert Morris

Um dos grandes entraves é denominar qualquer projeto com poucas formas e aparência limpa de minimalismo, e que no caso muitas vezes são funcionalistas.
Vamos diferenciar esses dois termos muito parecidos.

Na época que surge o minimalismo, início da década de 60, o modo que dominava os projetos era o funcionalismo por suas características perfeitas para o capitalismo do mundo caótico de pós-guerra.
Ao passar as perturbações e a economia se restabelecer começa uma corrida tecnológica. Cai à máxima da “forma segue função” – do funcionalismo- e o ego artístico sobre-valesse nos objetos. Valorizando sua forma e se houver necessidade do sacrifício da ergonomia da função, é feito. Tal design atingiu um público denominando novos ricos, que gostam de aparecer e mostrar suas posses, impulsionados pelas oportunidades do capitalismo.

WebSites

Trazendo os contextos do movimento minimalista para os sites da web, podemos listar características em comum e definir algumas próprias.

Uso de espaços vazios

min2

Muitas vezes vemos na cor branca, porem não devemos confundir que o efeito vem através do vazio e as divisões que ele forma. Esta técnica ajuda a focar no principal do site que é o conteúdo.

Combinação correta de cores

min3

Atenção, um design minimalista não tem nada haver com ausência de cores e sim ao uso correto delas. Deve focar na experiência do usuário e as combinações abrem um grande leque de efeitos de percepção.

Tipografia

mim4

Por estarmos tratando de sites o foco é o conteúdo que em boa parte deles é o texto. Ter uma boa legibilidade e claro um caracter artístico é preciso abusar desse importante recurso gráfico.

Foco

min16

É importante em um design minimalista focar no objetivo visual do site. Podendo ser a leitura, a percepção, a interação e a partir disso começar a podar.

Claridade

min4

Esta característica acompanha os idéias da universalidade do movimento. É preciso manter o design claro não exigindo que o usuário pense.

A funcionalidade sacrificada

min17

Muitas vezes há o uso de algumas tecnologias ou técnicas que não são aceitas por todos os browsers ou sistemas operacionais.

Artista Individual

min5

Um fato interessante do movimento minimalista e obviamente pelo tamanho da internet é que cada webdesigner trabalha de maneira diferente do outro dependendo de sua formação. Gerando vários tipos diferentes de minimalismo, digamos. O que impossibilita botar um padrão e classificar obedecendo à idéias.

Estes foram alguns parâmetros que existiram no movimento minimalista e são usados em muitos sites. Abaixo você confere uma lista de 10 sites. Bom apetite!

QuadriFolia

min6

Pomade

min7

TelescopicText

min8

El Candor

min9

Corporate Risk Watch

min10

Post Machina

min11

Sofa

min12

Marek Levák

min13

Tha Fashion

min14

Mt Ventures

min15

Referências

Abaixo você encontra meus links de pesquisa. Quero agradecer a Lú por me ter passado um material teórico de primeira sobre o minimalismo.

Minimalismo – Wikipedia
Design Minimalista – Arquivo em PDF (valeu luh)
30 exemplos de extremo minimalismo
56 sites claro,Limpo,Design usando cores minimalista
A Anatomia de um design minimalista
Minimal Show Case – Galera de sites Minimalistas
Siimple – Galera de sites Minimalistas
Minimal Exhibit – Galera de sites Minimalistas


Gostou deste post?