Sócrates ensina Design



Sócrates ensina Design? Que doideira é essa? Estais loco Zé? Calma, calma, eu ainda estou bem pessoal. Não é de hoje que sou fã de filosofia e um dia desses lendo mais sobre um dos fundadores da filosofia ocidental, comecei a relacionar suas frases com o ambiente de nós designers e gostei da brincadeira, realmente gostei.

Sócrates não deixou escritos, tudo que sabemos são de fontes históricas de outros, principalmente Platão. Muito do que lhe é atribuído carece de fontes. Por isso adianto que algumas frases abaixo são creditadas ao filósofo porém podem não ser. Fiz uma boa seleção e retirei aquelas que não pareciam de acordo com suas pregações.

Recomendações

Na leitura, quando me refiro na primeira pessoa do plural (Temos, Somos) estou me referindo a mim e a todos como designers.

Algumas citações eu inseri uma modificação ao lado da palavra, entre colchetes.

Tentei ser breve nas explicações das frases para não ficar muito chato. Já que trato de vários assuntos, fica fácil de se empolgar.

As frases

Três coisas devem ser feitas por um juiz[designer]: ouvir atentamente, considerar sobriamente e decidir imparcialmente.

Substituindo a palavra juiz por designer, temos a descrição perfeita de um processo de criação. Temos que estar sempre atentos ao que o cliente fala, pois ele é a pessoa que mais conhece sobre a empresa. Depois disso está na hora de considerar tudo e trabalhar intensamente até encontrar a formula “perfeita”. E na hora de apresentar os resultados ao cliente, lembre-se de não escolher o objeto de design que mais lhe agradou e sim o que mais de adéqua ao cliente. Ponderando também as considerações dele.

1

Não sou nem ateniense [designer gráfico], nem grego [web designer], mas sim um cidadão do mundo

Fugindo da posição geográfica que temos na frase, pensemos nas áreas do design. Não devemos estar presos apenas ao que fazemos temos que conhecer também um pouco de todas as outras e usar isso em nossos trabalhos.
Expandido mais o conceito devemos fugir também do design e buscar outros horizontes na música, nos livros, nos jardins em tudo a nossa volta.

2

Só sei que nada sei

Esta frase é clássica, mas nos permite uma reflexão profunda para qualquer área. Temos que ter em mente a nossa ignorância, não adianta, nunca saberemos tudo e quanto mais soubermos do que não sabemos, mais podemos tirar proveito e ir atrás de ajuda.

3

O verdadeiro conhecimento vem de dentro

Essa frase pode ser perigosa, mas dentro do contexto das outras me permeti colocá-la. Muitas vezes a solução não esta em livros e sim na sua vivência, no que você tem dentro da sua mente. Esqueça normas e regras e faça o que realmente sentiu, que pode dar certo. Arrisque e poderá se surpreender.

6

Uma vida sem desafios não vale a pena ser vivida

Parece mais frase de auto-ajuda. Mas se enquadra no cenário do design brasileiro. Vejo muitos amigos desistirem do curso por acharem que não terão uma boa remuneração ou apenas atenderem clientes com as mesmas fórmulas, sem ousarem, sem se interessarem, por medo de não garantir a renda do final do mês. Gosto de pensar em design como algo ilimitado e livre por isso quanto mais desafiante o projeto mais eu posso apreender e me orgulhar.

5

Não penses mal dos que procedem mal; pensa somente que estão equivocados

É muito comum nós designers estarmos sempre criticando o trabalho alheio, às vezes julgamos a pessoa por um trabalho. Cuidado!

12

Eu não posso ensinar nada [idéias] a ninguém, eu só posso fazê-lo pensar

Design não é tutorial… É pensar. Não adianta aprender técnicas e mais técnicas, você será apenas um reprodutor das idéias dos outros e não conseguirá tirar a essência do tutorial para o seu projeto. Resumindo vale muito mais encontrar o seu caminho usando-o como uma ferramenta para suas idéias.

7

É costume de um tolo, quando erra, queixar-se dos outros. É costume de um sábio queixar-se de si mesmo

Esta frase nos faz ressaltar a importância da auto-critica para nossos projetos. E a humildade de analisar onde erramos e melhorar sempre. Botar a culpa na gráfica, no servidor ou no cliente muitas vezes são desculpas. (de vez em quando acontece)

8

A eloqüência é a arte de aumentar as coisas pequenas e diminuir as grandes

Esqueçam o projeto gráfico e o verdadeiro sentido de aumentar e diminuir. Olhemos no sentido figurado: os detalhes da obra devem se trabalhados na mesma intensidade que os grandes. Formando na totalidade um resultado satisfatório.

9

Todo discurso [projeto gráfico] deve ser construído como uma criatura viva, dotado por assim dizer do seu próprio corpo; não lhe podem faltar nem pés nem cabeça; tem de dispor de um meio e de extremidades compostas de modo tal que sejam compatíveis uns com os outros e com a obra como um todo.

Tudo faz parte da obra. Ninguém vai analisá-la separadamente a não ser que seja um design ou o próprio cliente. Tudo dentro da composição tem o seu valor e é preciso estar em harmonia com o resto.

10

A beleza é um reino muito pequeno

Cuidado com a palavra beleza. Você sabe o que é belo? Como o definimos? Muito relativo e subjetivo. Não se concentre em fazer um cartaz bonito. O caminho certo é buscar um cartaz eficiente ao seu publico.

11

A ociosidade é que envelhece e não o trabalho

Não se deixe acomodar pela preguiça, não fique preso apenas a clientes e aos trabalhos da agencia ou empresa. Vá atrás de suas idéias pessoais isso lhe permite ousar e liberar sua criatividade do jeito que quiser.

4

Deixe quem desejar mudar o mundo mudar-se primeiro a si mesmo

Está historia que irá inovar o mundo do design, é balela. Muito do que se tem hoje são estudos de anos e não é besteirol. Se instrua e se informa e aprenda com eles.

13

Considerações Finais

Espero que tenham gostado do post e deixo aqui como mensagem maior, design não é apenas livros e teorias é tudo a nossa volta. Escutem a voz da experiência, Sócrates tem alguns mil anos a mais hehehe.

Agradecimentos ao Yeshu’a por ter revisado o texto e me lembrado dessa finalização. Todas as imagens foram retiradas do acervo digital do The Metropolitan Museum of Art

Agora é a vez de vocês participarem, comentando!


Gostou deste post?