Fronteira do idioma



Quanta produção cultural nos é negada por não conhecermos alemão? francês? chinês? É, chinês… pensem que são mais de 2 bilhões de pessoas propícias a produzir conteúdo.
Uma das barreiras culturais mais fortes da Aldeia Global, termo do profeta McLuhan, é a fronteira do idioma.

O número de pessoas que conseguem ler um artigo em inglês naturalmente é mínimo. Parece estranho, ainda mais em um ambiente onde cada vez mais as inovações e iniciativas surgem fora do grande eixo, inovações reversas, e são documentadas em blogs, textos nos seus idiomas locais. Ethan Zuckerman explana sobre essas fronteiras e como isto afeta o ambiente da mídia global em seu TED “Listening Global Voices”:

Iniciativas de tradução aumentam a cada dia, hoje a indústria de tradução movimenta cerca US$ 8 bilhões por ano. Google, Microsoft e várias outras empresas brigam por uma formúla eficaz de tradução automatizada e simultânea. Mas a língua é uma esfera dinâmica, adaptável, orgânica, interpretável. Utilizar tradutores automáticos são mero ganho de produtividade.

Dessas várias empresas, a iniciativa do Luis Von Ahn, um dos criadores do Captcha, é o Duolingo, o site tem a intenção de ajudar você a aparender algum idioma e no processo utiliza-lo para traduzir websites. Dá uma olhada mais a fundo que a ideia é genial.

Screenshot da home do Duolingo

Atualmente estou no grupo de tradução do livro Dive into HTML5 escrito por Mark Pilgrem. Iniciativa do Zeno Rocha, já possui uma boa parte traduzido, estamos utilizando o GitHub como plataforma para organizar o grupo. Quem tiver interesse em ajudar basta entrar no github e começar.

Dive into HTML5 português

Contribuir em qualquer grupo de tradução é trazer oportunidade para as pessoas conhecerem sobre um novo assunto e permitir seu debate. Além é claro de ser uma ótima forma de melhorar suas qualidades linguística em ambos os idiomas e no assunto da tradução.

Como diria Zeno Rocha, uma das melhores maneiras de apreeender é ensinando e ajudando os outros =D!


Gostou deste post?