Johnnie Walker uma marca inspiradora



Vamos começar este post brincando de stop! Diga uma marca de uísque? Provavelmente a sua resposta e de centenas de pessoas será Johnnie Walker. Estamos falando de uma das marcas mais poderosas e tradicionais do mundo. Um legado construído em cima da qualidade, da publicidade e principalmente de uma grande idéia.

princ

Contextualizando

Após a morte do pai, Alexandre Walker em 1819, John, mais conhecido como Johnnie, abre uma mercearia na cidade com o dinheiro da venda das terras herdadas, já que não tinha condições de cuidar sozinho da fazenda.

As mercearias na época estocavam vários tipos de maltes locais, principal ingrediente do uísque, e o mercado da bebida estava mudando no mundo todo, várias destilarias estavam se profissionalizando e deixando de serem ilegais. Jonh aproveitou-se desta ascendência do mercado e começou a destilar seu próprio uísque misturando vários tipos de maltes, e disponibilizou o produto a venda no seu estabelecimento.
A procura foi grande e logo se exigia um nome para bebida, e neste momento foi batizado de Johnnie Walker. Em 1857 Alexander e Robert Walker assumem os negócios, após seu falecimento.

alexander

Alexander não estava contente em ser apenas um dos melhores uísque da escócia, queria conquistar o mundo. Ele tinha certeza que se o Johnnie Walker chega-se a outros mercados seria certamente aceito. Mas como abastecer diferentes mercados há 150 anos atrás com um produto que saía da zona rural da escócia?

Não havia dinheiro para pagar tal transporte, mas Alexander foi a Glasgow e convenceu os capitães de navios de carga a venderem seu produto enquanto estive-sem atracados, e em contrapartida era paga uma comissão aos capitães.
Após essa acordo bem sucedido, Alexander criou a consagrada garrafa quadrada e o rótulo em diagonal, precisamente há 24 graus, o que se tornou marca registrada. Esta invenção não foi simplesmente uma questão estética, e sim funcional, as garrafas quadradas ocupavam menos espaço possibilitando serem estocadas em maior quantidade nos navios, e quebravam menos também. O rótulo em diagonal possibilita um tamanho de fonte maior destacando o produto em qualquer prateleira do mundo.

first

A Marca

Foram os netos de Jonh Walker em 1909, que iconizaram a marca criando os dois produtos Red Label e Black Label, e em uma mesa de bar fizeram o ilustrador Tom Browne desenhar em guardanapo o famoso Striding Man e adicionaram o slogan “Born 1820 – Still going Strong”. A figura do Homem andando virou o foco principal de todas as campanhas publicitárias da marca e em 1999 criou-se o slogan “Keep Walking” num investimento de 100 milhões de euros.

string

As Propagandas

Já que mencionei o Slogan Keep Walking, não há como não mencionar os excelentes comerciais que são produzidos para a marca. Sempre trabalhando a idéia da tradição e do incentivo moral.

2009 – The Man Who Walked Around The World

Produzido pela BBH de Londres, este comercial traz a história da marca e a tradição da produção do uísque, um conteúdo bem institucional mas que ganha um charme ao ser narrado pelo ator enquanto caminha pelo cenário.

2009 – Crossworld

2008 – Keep Walking

2006 – Android

A mensagem deste comercial é fantástica. Basta fazer uma coisa notável! Será que ter um blog conta?

2005 – Painting

Não preciso nem dizer que este é meu favorito. Fantástico a brincadeira com os diferentes mundos e a importância da arte. O personagem pula do quadro “A Batalha de Taillebourg” de Delacroix passa pelo estilo ukiyo-e de Hokusai. Cai no pontilhsimo de Seurat, se aventura no surrealismo de Miro e termina na misteriosa porta de “La Victorie” de Magritte =D

Existem vários outros comerciais que também valem a pena ser vistos, se interessar pule para o canal do youtube.

Embalagens

Como já mencionado a embalagem de Johnnie Walker é um dos componentes mais importantes da marca. Porém um produto de mais de 150 anos não poderia mante-la sem modificações por tanto tempo, para solucionar esse problema a linha de uísque está sempre lançando embalagens promocionais, além dos modelos tradicionais.

red_bottles

black

green

gold

blue

thecolection

Mais sobre:

Abaixo você encontra os principais links de pesquisa e muito mais informações e imagens:

Embalagens – Uma coleção incrível de imagens das várias garrafas do uísque
Cartazes Vintages – Coleção de cartazes vintages de publicidade
Mundo das Marcas – História da Marca
Wikipedia – Sempre uma boa fonte para iniciar uma pesquisa


Gostou deste post?