Indicando e comentado Podcasts



Sou um caçador de podcast de longa data, por estar sempre trabalhando em frente a um computador é bom ter uma companhia diferente da música e aproveitar o tempo para se informar em um assunto. Mas encontro dificuldades em achar bons podcasts, a maioria acaba sendo superficial e exagerado em sua proposta.

Abaixo segue minha lista de indicações e preferência:

Escriba Café

escriba

O Escriba Café é um podcast diferente, narra fatos históricos utilizando uma interpretação teatral. Christian Gurtner numa excelente edição de áudio, mescla efeitos sonoros, conteúdo informativo e trilha sonora nesta criação.

O podcast já foi premiado em 2008 e 2009 como o melhor do ano. Prêmio mais do que justo para um modelo ainda pioneiro no mercado de podcasts. A experiência proporcionada e o conteúdo fazem como que este podcast mereça ser ouvido sem a menor interrupção possível.

Episódios Recomendados:

  1. Podcast No63 – Em busca de um herói
    Foi este episódio que me apresentou o escriba, depois dele baixei todos os episódios anteriores mas este ainda é um dos melhores na minha lista.
    Tratando sobre a figura do herói na sociedade. Usa como referencia o pensamento do filosofo Nietzsche e do historiador Shelley Klein.
  2. Podcast LXXIV – Máfia
    O episódio mais recente, merece destaque por contar fatos históricos da Máfia, desconhecidos do grande público, e as brincadeiras com a imaginação. É gostoso de perceber que a cada episódio conseguimos ser surpreendidos.
  3. Podcast LXXII – Bem-vindos à Löwenttur
    Este episódio é uma obra prima, o uso da imersão está em incrível forma, porem só pode ser apreciado em seu estado máximo depois de conhecer toda a história de Löwenttur contada em outras episódios.

Fala Freela

falafreela

Sabem química de grupo? O Fala Freela é o podcast que possui essa química entre os integrantes. É fantástico como a conversa é produtiva e divertida. Com três profissionais com muita experiência, nos é proporcionado excelentes dicas de mercado, produtividade, atualidades, links…

Episódios Recomendados:

  1. Existe idade certa para começar ou parar de ser freelancar
    Este episódio é interessante, por ser um dos últimos traz a evolução dos episódios passados e possui um tema interessante, onde os três contam sua histórias de freelancer.
  2. Conheça desenvolva e utilize a resiliencia em sua vida de freelancer
    Um bate-papo bacana sobre a pressão do trabalho, o que fazer com ela, como se livrar. Os procedimentos para evitar maiores encrencas. Vale ouvir os gurus do freelance.
  3. Tempo, tempo, mano velho, falta um pouco ainda eu sei
    Já indiquei este episódio no post sobre Lista de Tarefas, são valiosas as dicas para a reclamação campeã do século 21: Tempo!

Café Brasil

cafebrasil

O Café Brasil é um bom podcast, não participa do mainstream desta esfera, o que é estranho pela sua qualidade. Além de ser gravado em estúdio o que garante um excelente áudio. Destaco dois quesitos que fazem ele entrar nesta lista.

O primeiro são os temas escolhidos, são sempre temas diferentes que fogem do comum das velhas discussões. E o segundo é a mescla entre o texto e as músicas, escolhidas a dedo para cada programa, elas criam um dinamismo de um programa de rádio e nos permite conhecer artistas brasileiros, novos ou velhos. Um trabalho muito legal em trazer a cultura musical do nosso país. Só este segundo motivo já o classifica como escuta obrigatória.

Já elogiei as escolhas do tema acima, mas também devo criticar a superficialidade com que ele é tratado na maioria das vezes, falta uma construção que fuja do senso comum. Talvez por possuir uma periodicidade semanal fica a justificativa de o tema ficar mais na introdução.

O programa vem melhorando muito, principalmente em 2011, tenho esperança de que os temas tenham um desenvolvimento maior, pois faltam podcasts que saiam da superficialidade, e o café brasil é um que está no caminho.

Episódios Recomendados:

  1. O Mundo Globalizado
    Excelente episódio, mostrou com maestria a mescla do texto com as músicas. Trouxe um pensador para embasar o conteúdo, que para mim era desconhecido, Pierre Teilhard de Chardin, e colocou excelentes artistas com músicas dentro do tema. Este é um exemplo de um podcast que explorou o tema em uma boa profundidade e trouxe todo o gingado, chamarei assim, do Café Brasil.
  2. As Vozes do Rádio
    Este episódio traz um bate-papo incrível, com três grades vozes do rádio: Antonio Viviani, Irineu Toledo e Vini França. Essa conversa rende uma viagem pela história do rádio e do gosto musical brasileiro. As vozes imponentes dos radialistas fazem o Luciano Pires parecer um miudinho. Um episódio muito gostoso, que foge do padrão do Café Brasil.
  3. 3 – Caminho das Índias
    Mais uma vez um tema bem trabalhando por Luciano, tratando das diferenças culturais do Brasil e da Índia, com base em um carta de uma ouvinte do programa, temos um relato verdadeiro das diferenças das duas culturas com a sonoridade e gingado característico do Café Brasil.

Anticast

anticast

Desde o falecido podcast Digital Paper, que não temos um programa voltado para nicho dos designers. Lançado recentemente o Anticast tem tudo pra preencher esta lacuna. Com uma galera interessante e experiente.

Escutei os três primeiros episódios lançados e crítico: a extensão do episódio, sendo que várias partes não seriam necessárias se os participastes não dessem tanto loop no mesmo assunto. A variação do áudio de integrante para integrante. E a falta de uma postura mais firme em relação aos temas, por toda a propaganda atrás do Antidesign, gostaria de ver mais esse pensamento crítico do Anti.

Indico e continuarei escutando essa galera, tenho certeza que teremos muito material bom para ser produzido.

E você, já conhecia estes podcasts? Algum comentário sobre eles? Conhece outros bons podcastas? Comente ai!


Gostou deste post?