Lista de Tarefas



Faz algumas semanas que voltei a rotina normal por completo: faculdade, freelances, trabalho fixo e os projetos pessoais(o blog hehe). E logo me vejo perdido em tantas tarefas para cumprir em seus determinados prazos.

E o que sempre tento fazer e nunca da certo é a lista de tarefas.

Confesso que já experimentei vários modelos e soluções propostas, mas nunca me adaptei. Usei widgets do mac, sistemas online, bloco de notas, agenda de papel e os manuais de como fazer uma boa lista.

Ano passado cheguei perto de uma solução, na qual foi usar o bloco de notas na área de trabalho. Até certo tempo foi útil, mas chegou uma hora que as limitações de formatação complicaram a organização.

todolistmanagement

Acabei o ano deixando elas de lado. Semestre passado apliquei novas ideias e me adaptei muito bem a MINHA lista, agora volto novamente a rotina com ideias para aperfeiçoá-la.

Devo fazer uma lista?

É uma questão muito pessoal, existem pessoas que conseguem organizar suas tarefas sem problema apenas de cabeça, meu irmão é um exemplo disso.

Mas na minha concepção para se ter um bom proveito do tempo e de produção é importante ter uma, não apenas para esquecer os compromissos.

O Grau da lista

Descobrindo a sua necessidade da lista está na hora de saber qual o grau de rigor que você vai usar.
O mais comum é a do dia-a-dia, obviamente você anota todas as tarefas do dia. Tentei usar esse modelo, mas não adaptei por ter muitos imprevistos e um horário muito flexível, o que acabava me levando a nunca completá-la.

Hoje estou usando o modelo de atividades, anoto a obra inteira e agendo as sub-tarefas mentalmente. Exemplificando tenho que terminar até o dia tal, este site. E vou produzindo ele sem anotar o que devo fazer a cada dia no papel.

Usando apenas prazos e prioridades não fico preso a tarefas diárias e “obrigatórias”, e até agora creio não ter perdido muita produtividade. Prefiro ser mais livre do que produtivo hehe.

Mas esta é uma escolha minha, o importante é entender que para cada pessoa as coisas mudam.

Softwares, aplicativos…

Este é um ponto importante, como irei organizar a lista? Muitos ainda são usuários da famosa agenda de papel o que não deixa de ser funcional. Outros como eu são fãs do bloco de notas no desktop hehe.

Abaixo você confere uma alguma das principais soluções:

Remember The Milk

rm

Hoje o aplicativo que uso, é a minha pagina inicial do navegador, um dos problemas de aplicativos online é esquecer-se de conferir.
Uma ótima pedida por seus vários modos de lembretes e sua organização.

Bloco de notas

bloco

Um dos melhores aplicativos de um computador o bloco de notas é a versão da sua lista de papel na tela do computador. A simplicidade e liberdade são seus pontos fortes.

Tu-dus

to-does

Um sistema brasileiro muito simpático, ganha pela simplicidade e objetividade da lista.

Papel

todo

Seja agenda, bloquinho ou um pedaço de papel. A forma mais primitiva da lista ainda hoje é a mais funcional para muitos.
O problema é a bagunça de papeizinhos que fica na mesa.

Integrado

email

Este item serve para vários sistemas, são aqueles integrados com um outro software, seja o seu gerenciador de e-mail ao seu sistema operacional é uma maneira de ser obrigado a sempre olhar para ele.
O problema é que muitas vezes são cheios de nove horas.

Dicas

Não pense que tudo irá funcionar como nas intenções, é preciso organização e disciplina em sua lista. Algumas dicas básicas a se seguir para ela ser eficiente.

Não ponha hábitos padrões

Não anote hábitos que você faz todos os dias, como checar os e-mails, tomar café hehe. Deixe a lista apenas para as tarefas temporárias.

Faça a lista no final do dia anterior

No final do dia perca 15 minutos produzindo sua lista do dia seguinte. No outro dia você acorda agitado pensando em outras mil coisas e acaba não criando a lista.

Use as prioridades

Não menospreze esse recurso, ele lhe ajuda a se organizar e focar no que realmente é importante no dia. Uma dica vinda do falafreela é escrever a lista primeiro e depois priorizar já que as coisas mais importantes vem primeiro na mente.

Não a torne uma agenda

Você está construindo uma lista de tarefas não uma agenda, tenha isso em mente e nem tente colocar itens como reunião com cliente no final dia.

Arquivar é legal

Um dos benefícios de aplicativos para lista é sua possibilidade de guardar as tarefas sem bagunçar as atuais. É divertido você conferir suas metas passadas e aperfeiçoá-la.

Uma lista só

Já tentei usar várias listas uma para trabalho outra para estudo e outra para projetos paralelos e não deu certo. A partir do momento que juntei todas elas evitei problemas com as prioridades e perca de tempo para editá-las.

Seja humano

A primeiro erro que cometemos é criar uma lista que não conseguimos cumprir. Uma tarefa para cada hora como se rendêssemos igualmente o dia todo.

Ela é sua

A dica mais importante e que conclui esse artigo é por em mente que a lista é sua, ou seja você deve encontrar a melhor maneira de escrevê-la e organizá-la. Esqueça as formulas mágicas do tipo “Faça sua lista de tarefas eficiente como nunca”, “Seja eficiente! Comece pela sua lista” e outras do gênero. Por experiência própria, como disse anteriormente, hoje não consigo trabalhar com uma lista diária quem sabe no futuro sim. Criei meu modo e adapto ele de acordo com a evolução da minha carreira.

O que achou do artigo? Gostou? Discordou? Tem uma lista própria? Comente e deixe um blogueiro feliz!


Gostou deste post?