Retrospectiva 2012



Ano bom merece retrospectiva, como fiz em 2010. Mas o que define um ano bom? Não tenho a minima ideia, porém 2012 entrou na lista de anos bons: foram muitos projetos, alguns prêmios, muitas viagens e principalmente por cumprir as metas estipuladas naquele momento de pular ondinhas.

Aos que me conhecem ou acompanham meus tweets sabem o quanto sou fã da Geração Beat, agradeço meu amigo Daniel por ter me apresentado estes desbravadores de novas experiências. Personificados no impulso da estrada, da viagem.

mapss

E este ano foi possível viajar muito mais do que imaginava: Porto Alegre, São paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Florianópolis, Blumenau… E em cada cidade, em cada parada conheci pessoas maravilhosas, com ideias, pensamentos inspiradores. Senti o sabor da estrada e fiquei um pouco mais perto dos geniais Kerouak, Ginsberg e Cassedy.

newsssboks

Cada viagem está ligada a alguma conquista importante: seja alguma palestra ou algum prêmio pelo Projeto Cliche. O que torna tudo muito especial… mas vamos com calma para dissecar cada coisa:

Palestras

Umas das metas estipuladas, inspiradas pelo Zeno Rocha, era aumentar o número de apresentações e palestras, quando preparo um material para falar e apresentar é impressionante como me sinto bem. E em 2012 foram ao todo 10 apresentações em diversas cidades e diversos temas.

A primeira aconteceu no Algures – Semana academica da UTFPR junto com meu amigo Murilo Mafra o tema A Dialética a favor do design. Outra muito especial pelo feedback do público foi a apresentação na edição Zero do Rcuritiba sobre Bauhaus e Web design.

Foto Edição Zero Rcuritiba: Bauhaus e webdesign

Além das diversas apresentações com a Revista Cliche com o tema Design Colaborativo surgiu este ano também a Web design para não webdesigners que até hoje temos muito o que agradescer o feedback e a procura pela apresentação dela.

Foto Charneira 2012: Design colaborativo

Prêmios

Muitas dessas viagens também foram para coroar o Projeto Cliche que começou lah em 2010, e este ano colhemos frutos.

O primero foi o Wake Content Talent show do Youpix Porto Alegre, onde fomos vencedores com um discurso emocionante dos jurados apoiando o projeto e de recompensa ganhamos uma viagem para Londres (mais viagens!!).

Foto com os jurados e os prêmios do Wake Content Talent Show

Logo no mês seguinte fomos anunciados como vencedores do Prêmio Peixe Grande da editora Artecom nas categorias Melhor blog e Melhor Conceito de design, uma enorme gratificação saber que sua dedicação na área de web está sendo reconhecida.
O mais engraçado que quando saiu o resultado estavamos em BH, longe da internet e das notícias, foi graças ao Igo e ao Guara que ficamos sabendo do resultado, foram os primeiros a darem a notícia =D

Discurso de agradescimento do Prêmio Peixe Grande

E ainda teve um bonus, no finalzinho do ano saimos como finalistas do Movimento hotspot. Estamos na disputa para 2013!

Projetos

Enquanto você viaja você costuma ter um tempo de ócio no aeroporoto, no ônibus, na espera das caronas… Empolgado do modo que estava me tascava em pequenas idéias que daria para terminar em pouco tempo. Algumas foram abandonadas, outras ficaram apenas no papel mas teve as concluídas:

diveinto2

Tradução do livro digital Dive Into HTML5

jqueryfull

Plugin desenvolvido para permitir uma navegação fullscreen entre as páginas

brothers

Uma brincadeira com grid responsivo e links bacanas de design

clichecast

Desejo antigo e concretizado: um podcast periódico sobre design e cultura

E 2013?

Chegou, e só com ele que deu tempo de finalizar esta retrospectiva. E esta vai ser uma das metas para o proximo ano, escrever mais! Seja aqui no blog, ou no Grafofilia, ou na Revista Cliche.

Aguardem porque em 2013 sinto cheiro de redesign.

Obrigado a todos que conviveram comigo este ano e um agradescimento especial aos companheiros de viagem Hugo, Thiago e Raphinha.


Gostou deste post?